dia do guarda civil

VÍDEO: superintendente da Guarda Municipal destaca o trabalho dos agentes

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Considerada uma das instituições de segurança mais antigas do país, a história da guarda civil está ligada ao Império e ao surgimento das forças policiais. O Dia do Guarda Civil, comemorado hoje, passou a ser celebrado em 1966, instituído pelo primeiro presidente do regime militar, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.

VÍDEO: primeiro dia de mudanças no Paradão da Rio Branco é de adaptação

A Guarda Municipal de Santa Maria - formada por guardas civis - tem como objetivo garantir a segurança do patrimônio, atuar como mediadora de conflitos e promover segurança ao cidadão. É o que diz Santo Alciomar da Silva Cordeiro, 45 anos, que, na última terça-feira, foi indicado para substituir Sandro Nunes da Silva na posição de superintendente da Guarda Municipal de Santa Maria.


Com mais de 20 anos de trabalho na área de segurança pública, Santo conta que trabalhar protegendo o cidadão era um sonho de infância e que as demais experiências adquiridas com o serviço militar e vigilância foram essenciais para seguir à frente da Guarda Municipal.

- Fiquei feliz com a indicação. Sei que minhas experiências como militar e como vigilante vão auxiliar para que eu faça um bom trabalho. O Sandro deixa um legado de muito empenho e bom direcionamento na Guarda Municipal, então vou me esforçar para seguir esse ritmo de trabalho dele - diz o novo superintendente.

Comércio abre uma hora mais cedo a partir desta quarta-feira

Uma das primeiras medidas que Santo deseja colocar em prática são os treinamentos e as capacitações da equipe.

- Essa era a vontade do Sandro, e vamos batalhar para conseguir. O processo de capacitação de armamento já está na fase de orçamento e após isso, vai para a prefeitura para ser avaliado. Mas ainda temos outras metas para o nosso pessoal, como capacitação de direção por exemplo - explica.

Fechado desde março, Cemitério Ecumênico não tem data para reabrir

Para homenagear os colegas no Dia do Guarda Civil, o superintendente destaca a importância da profissão:

- Esperamos um reconhecimento do cidadão, pois a nossa maior vontade é ajudar e cooperar com a população em geral. Somos seres humanos e, como qualquer outro, passíveis de erros, mas trabalhamos muito para fazer sempre o melhor. Queremos fazer parte desse novo ciclo e queremos ajudar sempre.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Delegacia de Pronto-Atendimento já tem data para mudança de endereço

Próximo

Casal é detido com R$ 80 mil em Cruz Alta

Polícia/Segurança